| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Vitiligo

Page history last edited by PBworks 17 years, 2 months ago

Vitiligo

O vitiligo é um distúrbio no qual a perda de melanócitos produz manchas lisas e esbranquiçadas na pele e também caracterizada pela despigmentação, formando manchas acrônicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo. Também é possível que haja despigmentação do cabelo. É frequente em 1% da população e, em 30% dos casos há ocorrência familiar. Eventualmente, o vitiligo surge após traumas ou queimaduras solares e tende a ocorrer com algumas doenças. As alterações são mais evidentes nos indivíduos com pele escura. As áreas da pele afetadas pelo vitiligo também produzem pêlos brancos, pois os folículos pilosos perdem os melanócitos.

A causa de como se adquire o vitiligo ainda não está esclarecida, mas hoje existe três teorias para explicar a destruição dos melanócitos.

1ª Teoria Imunológica:

Adimite-se que o vitiligo é uma doença auto-imune pela formação de anticorpos antimelanócitos. É associada a doenças imunológicas, tais como: diabetes, anemia, esclerose, sindrome de Dwn, entre outras.

2ª Teoria Cititóxica:

É possível que os metabólitos intermediários - dopaquinona e indóis - formados durante a síntese da melanina, possam destruir a células melanocíticas.

3ª Teoria Neural:

Um mediador neuroquímico causaria destruição de melanócitos ou inibiria a produção de melanina..

Não há descrição de sintomas. A maioria dos pacientes procura o médico pelo transtorno estético que a doença ocasiona, embora há quem consulte em virtude das queimaduras solares nas áreas manifestadas.

Para o vitiligo, com poucas áreas de pele normal(superior a 50% da superfície cutânea), pode ser proposta a despigmentação das áreas restantes de pele normal.Pacientes com lesões pequenas, em número reduzido e nas fases iniciais da doença, pode ser proposto tratamento tópico. Nas crianças o resultado pode ser favorável.

Nas áreas crônicas localizadas, estando o quadro evolutivo estacionado, têm sido feito minienxertos com resultados estéticos relativamente satisfatórios. A ingestão de alimentos com carotenos ou administração de betacarotenos origina uma cor amarelado na pele, que tem alguma ação protetora e efeito cosmético.

Tratamento

Não se conhece uma cura para o Vitiligo. Pequenas áreas podem ser camufladas com diversos corantes que não mancham as roupas e cujos efeitos podem durar vários dias. O tratamento com psoralenos (drogas sensíveis à luz) juntamente com a luz ultravioleta A (PUVA) é algumas vezes eficaz, mas este tratamento é longo e deve ser mantido indefinidamente. Os filtros solares e protetores contra a exposição ao sol podem evitar as queimaduras solares.

 

Pessoa com Vitiligo

Comments (3)

Anonymous said

at 11:54 pm on Oct 10, 2006

Clara e Eliane, o que acham de contextualizar um pouco o albinismo e o vitiligo? Como chegaram a eles? Abra@os, Iris

Anonymous said

at 3:25 pm on Oct 19, 2006

Eliane Lendo sobre a pigmentação da pele nós constatamos que a falta da pigmentação é que leva o Albinismo e o Vitiligo.

Anonymous said

at 10:14 pm on Mar 28, 2007

Gurias, volto a perguntar: Tem alguma relação entre o Vitiligo e o Albinismo?

You don't have permission to comment on this page.