| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Albinismo

Page history last edited by PBworks 17 years, 2 months ago

Albinismo

A palavra Albinismo deriva do latim albus (branco) que se refere à incapacidade do indivíduo de fabricar pigmento denominado melanina, que dá cor à pele e protege da radiação ltravioleta tanto do sol como de qualquer dispositivo artificial, como as câmaras de bronzeamento artificial.

Diferentes alterações dos genes podem causar albinismo. A falta de alguma das enzimas sintetizadoras da melanina ou a incapacidadeda enzima para entrar nas células responsáveis pela pigmentação e transformar o aminoácido tirosina, a base para construir o pigmento, em melanina.

O albinismo é uma disfunção que pode afetar tanto o homem como a mulher.

As pessoas com albinismo têm muito pouca ou nenhuma pigmentãção em seus olhos, pele ou cabelo. Os cabelos, as sobrancelhas e as pestanas são totalmente brancas ou de um amarelo muito pálido, o albinismo se localiza principalmente na região do crânio, os melanócitos encontram-se em número normal, mas não produzem pigmento. A despigmentação com que nascem não se modifica com a idade.

As pessoas albinas possuem dificuldades de enxergar em lugares muito claros e podem sofrerem queimaduras por radiação solar muito facilmente, por este motivo precisam se proteger adequadamente, pois se não podem desenvolver câncer de pele.

O albinismo pode se apresentar de forma total ou parcial, afetando todo o corpo ou só determinadas partes. A forma mais comum é a total.

O albinismo é hereditário e está condicionado a um gene que gera certas características físicas, não aparece em todas as gerações. Estima-se que uma em cada 1700 pessoas albinas.

Conforme a dermatologista, o acompanhamento da pessoa albina deve começar após o seu nascimento, para a prevenção de infecções por vírus ou bactérias, visto revestirem-se de uma pele bastante sensível.

 

Fotos de Albinos

Comments (3)

Anonymous said

at 8:07 pm on Nov 12, 2006

Meninas, estão discutindo o projeto? Dos links enviados só conseguiramaproveitar oque está aqui? Não acham que falta uma contextualização ou um fio condutor que traga para a página que fala sobre o albinismo, sobreo vitiligo? Será que lendo o projeto do início até aqui as coisas estão claramente encadeadas e que estão tomando em consideração as certezas e dúvidas levantadas? Ou seja, se aparece alguma informação que corrobora ou coloca em xeque uma das certezas ou dúvidas, vocês estão tratando disso? Por exemplo, "A informação X coloca por terra a idéia que tínhamos sobre Y,ou Z. Na verdade, o que explica Y ou Z é W, por isso ou aquilo." Não basta colecionar informações, é preciso trabalhá-las no contexto do que se propuseram estudar, certo? Outro exemplo: nas certezas aparece que "o fator genético é definidor da cor da pele. Filhos de pais negros não serão jamais brancos." Esta certeza provisória se mantém? O que determina "ser negro" ou "ser branco" é somente a cor da pele? Existem outras informações que determinam isso? Se uma pessoa, aparentemente branca, se inscreve no vestibular pleiteando uma vaga nas cotas abertas para negros há como refutar seu pedido considerando apenas a cor da sua pele?

Iris Elisabeth Tempel Costa said

at 12:16 pm on Dec 7, 2006

Olá, Clara e Eliane até o momento não sei se vocês acessam os comentários que fazemos. Nunca há retorno... Abra@os, Iris

Anonymous said

at 10:10 pm on Mar 28, 2007

O Albinismo parcial não seria uma forma de vitiligo?
Não sei a idéia surgui quando estava lendo pela segunda vez. Será que tem relação? Pelo que sei o vitiligo é uma despigmentação,ou não? se puderem me responder?
Um abraço Sandra

You don't have permission to comment on this page.